quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Como cuidar da gestação e dos Filhotes

Olá Dono(a)!


Bom, você já sabe o sexo dos seus Hamsters, sabe como aproximá-los.. Você tem um casal e quer filhotinhos...

A idade ideal é entre 4 meses para a fêmea e 3 meses para o macho, mas não espere demais, pois eles ficam inférteis entre 12 e 14 meses de vida.

A fêmea entra no cio geralmente de 4 em 4 dias, e o cio dela pode durar de 4 até 24 horas. Quando você perceber que o macho esta rodeando muito a fêmea, e tentando subir em cima dela, ela está no cio. Deixe-os a vontade, e não fique muito em cima pra não assustar eles.

O hamster macho vai tentar várias vezes, até conseguir, ou até a fêmea sair do cio.

Como saber se a fêmea está prenha?
Nos primeiros dias você não nota diferença nenhuma na fêmea. O Hamster anão russo (erroneamente conhecido por chinês no brasil) tem uma gestação de aproximadamente 21 dias. E você só começa a reparar que ela está prenha quando a barriga dela já estiver grande, com mais de 10 dias de gestação, e as mamas bem salientes.

Pra ter certeza que ela está prenha é só cuidar o hamster macho. Se ele tentar acasalar novamente é porque não conseguiram da primeira vez. Se quiser ter certeza que ela esta prenha, mas os seus hamsters não vivem juntos, durante uma semana você pode tentar coçar as costas dela para verificar se ela está no cio. Se em uma semana ela não entrar no cio ela está prenha.
Quantos filhotes nascem?
Hamster anão russo têm cerca de 8 filhotes por ninhada. Mas esses números podem variar pra mais.. Já vi casos de hamsters desta espécie que tiveram 18 filhotes, mas geralmente nem todos sobrevivem.
Cuidados após o nascimento:
Não estresse a fêmea. Não pegue ela, não mecha na gaiola, e não toque nos filhotes. Mantenha uma alimentação saudável desde o primeiro dia de gestação, rica em proteína, mas sem exagero. Alem da alimentação normal, complemente tambem com: Ovo cozido, alface, ração de gato sabor peixe, pão molhado em leite, etc. Mas não dê tudo no mesmo dia, vá alternando os dias, e mantenha essa alimentação até depois do nascimento durante toda a amamentação, isso auxilia na produção de leite.

Forre bem a gaiola com material pra fêmea preparar o ninho: papel higiênico sem cheiro e sem cor e serragem. Não coloque algodão pois solta fiapos e não ponha jornal porque solta tinta.

Após 15 dias os filhotes já estão correndo e de olhos abertos, então você já pode limpar a gaiola novamente, mas o ideal é só tocar nos filhotes após 20 dias, que eles ja estão desmamando e a fêmea não vai mais estranhar o seu cheiro neles.

Algumas informações adicionais:
- Antes do nascimento dos filhotes, uns dois dias antes, limpe BEM a gaiola, você vai ficar sem poder mecher por 15 dias e o cheiro vai ficar forte.

- A fêmea PODE comer os filhotes em algumas situações: se nascerem mortos, se morrerem após o parto, se alguem tocar neles e ela estranhar o cheiro deles (importante, não mecha neles), se ela se sentir ameaçada ela pode matar um deles e jogar fora do ninho para despistar o suposto predador (não deixe-os em lugares agitados e aonde passem outros animais), se tiver muitos filhotes e achar que é incapaz de cuidar de todos, etc.

- Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.. Não é saudável para ela ter gestações seguidas, é ideal que ela tenha um tempo de 1 mês à 3 meses.

- Após 20 dias os filhotes estão correndo, comendo, e você já pode brincar com eles. Mas lembre-se, eles crescem, tenha sempre em vista se deseja ficar com todos eles e pra quem vai doá-los ou vendê-los.
Boa Sorte! ;D
-JosyAngelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário