sábado, 22 de outubro de 2011

Curiosidades - Sobre Hamsters

Olá! 



Curiosidades Sobre Hamsters
E para quem goste especialmente de hamsters ou para todos aqueles que gostam de estar informados nos mais variados campos, esclarecemos de seguida algumas das questões mais frequentes que surgem acerca destes bichinhos.

Questão: Tenho um hamster anão há cerca de um ano e recentemente tem acontecido algo de muito estranho. A meio da noite ele desata numa algazarra tremenda, andando na roda, batendo com o recipiente da água com a parede da gaiola, retirando o comer de dentro do seu recipiente, etc. Parece-me que ele tenta fazer o máximo de barulho possível só para me chatear. Será normal? Ou um grito desesperado por atenção?

Resposta: Estas atitudes são muito normais nos hamsters. São animais bastante activos


Questão: 
Eu tenho hamsters bebés! Não quis acreditar quando me deparei com uma situação horrorosa na qual a mãe estava a comer os próprios filhos! Porque é que tal aconteceu? Teve um ninhada de 12 bebés mas agora já só tem 7. porque é que ela foi tão cruel? E para piorar a situação o pai também os quis comer! Ele atacou um dos bebés que começou logo a sangrar e a mãe quis logo comê-lo. Depois de tudo isto eu separei-os dos pais mas agora temo pela sua sobrevivência...

Resposta: Deve manter os pais hamsters separados um do outro durante pelo menos mais um mês. As mães hamster comem os seus filhos principalmente quando eles estão feridos ou doentes e ela sabe que eles não vão sobreviver. Também acontece em situações que lhe provoquem stress, insegurança, ambiente não adequado para construir o ninho, etc. Elas não o fazem por ódio mas por precaução e instinto.


Questão: Comprei um hamster ao meu filho mas desde então temos tidos problemas porque ele morde-nos constantemente. Eu tentei ter mais cuidado com o manuseamento do animal, mesmo quando fazemos viagens mais longas. Mas não resolveu nada. Podem ajudar-me?

Resposta: comece por alimentar o animal com a sua mão (espere que ele recolha o alimento da sua mão), de modo a que ele perceba que não precisa de ter receio de si.


Questão: Comprei uma nova gaiola para o meu hamster mas ele morde os ferros. Eu comecei a imaginar que ele talvez consiga roer a gaiola a ponto de destruir as barras e escapar para o exterior. A gaiola é de metal normal em toda a volta e com plástico vermelho na parte de cima (parece um telhado!) será que ele consegue roer esta parte de plástico do telhado? Será que existe algo se eu possa comprar para que ele pare de roer a gaiola? Eu compro-lhe materiais próprios para os hamsters roerem mas ele parece mais interessado na gaiola...

Resposta: Os hamsters são mesmo assim, são roedores persistentes. É muito difícil fazer com que ele pare. Se notar que ele começou a roer o tampo tenha cuidado porque ele consegue escapar facilmente. Claro que normalmente isto não acontece porque eles não conseguem chegar à parte de cima.


Questão: Acho que a minha hamster está grávida mas não tenho a certeza. Como é que me posso certificar?

Resposta: Se ela engordar muito rapidamente, se as tetas começarem a ficar vermelhas, se andar mais activa que o normal e se andar igualmente mais agressiva.


Questão: Existe alguma vacina que o meu hamster deve tomar?

Resposta: Não


Questão: Qual é o custo médio que se deve esperar ter com um hamster?

Resposta: Cerca de 4 a 9 Euros por mês.


Questão: Sabem explicar-me alguma coisa sobre a história dos hamsters?

Resposta: Os hamsters foram descobertos na Síria em 1839 mas só foram domesticados em 1930 e desde então têm sido animais de estimação muito estimados.


Questão: Qual é a esperança média de vida de um hamster?

Resposta: Cerca de 2 a 4 anos.


Questão: O que é que os hamsters preferem para servir de cama?

Resposta: Existe um diverso tipo de materiais apreciados pelos hamsters tais como as aparas de madeira, mas cuidado porque nem todas são seguras. As aparas de cedro contém óleo que pode ser prejudicial aos animais. Em alternativa aconselha-se as aparas de faia.


Questão: Posso escovar ou pentear o pêlo do meu hamster?

Resposta: Pode utilizar uma pequena escova mas tenha em atenção a delicadeza com que deve tratá-lo porque a sua pele é muito sensível e frágil.


Questão: Deve cortar as unhas ao meu hamster?

Resposta: Só é necessário cortar-lhe as unha se estas apresentarem sinais de crescimento irregular ou a encaracolar.


Questão: Qual é a melhor forma de administrar medicamentos aos hamsters?

Resposta: É muito importante que todo o medicamento seja administrado. Tenha o cuidado de lho dar juntamente com um doce ou guloseima que possam ser dados à mão ou se for um comprimido dissolva-o num pouco de água.


Questão: O meu hamster hiberna?

Resposta: Embora os hamsters hibernem durante o Inverno (quando vivem uma vida selvagem), tal não acontece em cativeiro se se mantiverem num clima mais quente.


Questão: O meu hamster pode apanhar pulgas?

Resposta: Qualquer animal de pêlo pode apanhar pulgas, pelo devem ser tomados alguns cuidados. Contudo, se encontrar pulgas, deve pulverizá-lo com um spray contra as pulgas, próprio para hamsters.


Questão: Posso treinar o meu hamster?

Resposta: Os hamsters não são animais de fácil treino, contudo, e se despender bastante tempo, poderá ser possível.


Questão: Pode dar-me algum conselho acerca de como localizar um hamster que tenha escapado da gaiola?

Resposta: Os hamsters são animais muito inteligentes e muito pequeninos pelo que encontrá-los dentro de uma casa é uma tarefa bastante complicada. Contudo, existem alguns truques a utilizar em caso de SOS: pode colocar um pouco de comida num cantinho recatado da sua casa e vai ver como mais tarde ou mais cedo ele vai aparecer por lá. Além disso deve colocar a gaiola no chão com a porta aberta. Preste atenção ao “rasto fisiológico” que ele deixa.


Questão: Os meus hamsters roem as barras da gaiola? Será que isto pode ser prejudicial para o crescimento e alinhamento dos seus dentes?

Resposta: Os hamsters têm um desejo natural por roer uma vez que os seus dentes nunca param de crescer – à semelhança do que acontece com as unhas. Não é doloroso para eles mas provavelmente significa que não lhes estão a dar brinquedos suficientes onde possam roer à vontade. Experimente dar-lhe diferentes tipos de blocos de madeira próprios para pequenos animais. Também lhes pode dar rolos de papel vazios e tente aplicar algo amargo mas não tóxico nas barras.


Questão: Quais são os brinquedos preferidos pelos hamsters?

Resposta: Qualquer coisa onde se possam esconder, por onde possam subir ou que possam explorar. Como adoram roer, não lhes devem ser dados brinquedos perigosos se ingeridos.



Espero ter ajudado respondendo suas perguntas!


Quer perguntar também? Envie um email para:


chiarachiocca@gmail.com


Beijos!


-JosyAngelz

Um comentário: