terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba mais sobre o Gerbil


Saiba mais sobre o Gerbil


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Este simpático roedor, mas conhecido como Gerbil, o Esquilo da Mongólia (Meriones unguiculatus), é considerado um animal dócil, agitado e não tão apegado ao homem como um cachorro, mas está se tornando um bicho muito popular e muito procurado como pet.

http://www.flickr.com/photos/benmckune/356055251/
http://www.flickr.com/photos/benmckune/356055251/

Pertencente a uma família diferente dos ratos e camundongos, a Gerbillinae, que contém cerca de 100 espécies, a comumente mantida como animal de estimação é o gerbil da Mongólia (ou esquilo da Mongólia), encontrada nas áreas desertas e semidesertas da Mongólia, no Nordeste da China, Ásia Central, África, Turquia e Índia.
É um animal limpo, curioso e que adora roer e retalhar papel e papelão. É pequeno, com cerca de 10 cm de corpo e quase nove de cauda, patas dianteiras pequenas, com as quais apanha os alimentos. As patas são maiores com média de 3 cm; olhos grandes, orelhas pequenas e sensíveis ao menor som; já os dentes incisivos da frente, como os do coelho, crescem durante toda a vida.
Sua cor original é marrom dourado com as pontas de pêlo preta, mas existem várias mutações obtidas em cativeiro como, por exemplo: marrom claro, marrom escuro, preto, preto amarronzado, albino (com os olhos vermelhos), cinza, cinza amarronzado, ouro prateado, entre outras cores.
É um bicho que não faz muito barulho, não produz mau cheiro e não faz muita sujeira, além de ocupar pouco espaço. Ideal para quem mora em apartamentos ou pessoas que sofrem problemas de alergia, como rinite.

http://www.flickr.com/photos/bahkubean/383867293/
http://www.flickr.com/photos/bahkubean/383867293/

-JosyAngelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário