domingo, 20 de novembro de 2011

Sobre o Hamster Sírio

Hamster Sírio

Uma das raças de hamster mais conhecidas e mais populares entre os criadores e pet shops.

Hamster Sírio Angorá. http://www.flickr.com/photos/sualk61
Sua carinha é simplesmente irresistível, além de sua pelagem ser bonita e apresentar diversas cores, desenvolvida artificialmente pelos criadores, e pelo seu tamanho que é bem maior que em relação às outras raças de hamster. É considerado dócil e fácil manuseio. Esta parte eu posso concordar, pois tenho um hamster sírio e já no segundo dia já estava brincando com ele. Mas ele tem um diferencial: é um animal de hábitos solitários, ou seja, não gosta de dividir seu espaço, no caso a gaiola, com outro de sua espécie, independente que seja mãe, irmão ou cria. E entre é ponto de discussão entre muitos criadores em comunidades no orkut, pois há quem diga que este fato é lenda. Há criadores que dizem manter cinco, seis ou até dez hamster sírios dentro de uma mesma gaiola e que nunca houve nada.
Hamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316
Hamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316
Já fui testemunha de muitas destas discussões entre criadores e pesquisando em sites e conversando com veterinários uma coisa é fato: o hamster sírio NÃO divide seu espaço, mesmo na natureza. Com cerca de seis semanas de vida, os filhotes já tem que ser separados da mãe, pois pode haver briga por causa do espaço e por volta de oito a dez semanas, estes filhotes já têm que ser separados.
Lembro de ter visto uma cria de uma hamster de uma amiga e os filhotes estavam com cerca de cinco semanas de vida e vi um fato até que meio engraçado, pois quando um dos filhotes foi se aproximar da mãe, a própria chutou o seu filho com a patinha do tipo “Saia daqui e me deixe em paz”.
Por estes fatos, é válido que o hamster sírio é um ser anti-social, como o peixe betta, tendo a necessidade de ter o seu próprio espaço.
Então, caso decida criar um hamster sírio lembre-se desta regra fundamental, pois garanto, que se resolver juntar mais de um hamster sírio no mesmo espaço a briga será feita, podendo gerar até morte de um dos roedores.
Ah, ai você deve estar pensando, e para cruzar, como faço? Simples, mantenha o macho e a fêmea em gaiolas separadas e tente acostumar os dois um com presença do outro, através do cheiro. Pegue os dois e solte no chão e vá deixando que eles se conheçam até que decidam por si mesmos cruzarem. Não pode ser feito isso fora da época do cio. Veja mais em reprodução.
Uma dica para quem pretende cruzar é que seria ideal a fêmea seja menor e mais nova que o macho, assim a cópula será mais fácil para o nosso querido hamster.
E outro fato importante: os hamster sírios, tanto macho quanto fêmea, só podem cruzar apartir dos quatro meses de vida, portanto respeite este prazo. Se desejar cruzá-los, deixe-os em gaiolas separadas mas uma do lado da outra. Assim que a fêmea estiver no cio (veja reprodução) solte os dois e deixe cruzarem por si próprios. Supervisione.

Hamster sírio albino. Marina Avila
Por isso, na hora de comprar seu bichinho, se informe com o dono do pet shop sobre a idade do animal, sua alimentação, cuidados, acessórios e que mais achar importante.
Mas não esqueça: HAMSTER SÍRIO É UM SER ANTI-SOCIAL, NÃO GOSTA DE DIVIDIR SEU ESPAÇO COM NINGUÉM!
Afinal, você não iria ver este lindo animalzinho numa briga, não é mesmo?
Tipos de coloração e pêlo mais conhecidas (não são raças ou espécies diferentes - são sírios, mas têm coloração diferentes!)


- Angorá (pêlos compridos)
- Dourado (marrom, preto e branco)   
- Panda (malhado de preto e branco).

Espero ter ajudado! ;)

-JosyAngelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário