terça-feira, 15 de novembro de 2011

Topolinos - Amigos pequeninos

Olá,


Eu sou a nova postadora aqui do Mania Hamster, Madye.
É um prazer imenso estar aqui, eu adoro os nossos amigos roedores. Minha primeira postagem será sobre os topolinos:


 Topolinos, amigos pequeninos.








 Estes pequenos ratinhos, conhecidos como topolinos, foram inicialmente criados para virarem cobaias de laboratório, porém ganhou uma admirável quantidade de fãs, e, atualmente, são protegidos por associações que lutam para impedir os sacrifícios. 
 O topolino, tem como característica, a personalidade dócil. São pequenos, tem em torno de 8cm a 13cm incluindo a cauda. Escalam com precisão, tem ótimo equilíbrio.
 Eu simplesmente adoro os topolinos. Eles são pequenos, e o custo com a manutenção desses animais é baixo.


Nome Popular: Topolino
Nome Científico: Mus musculus 
Filo: Chordata 

Classe: Mammalia
Família: Muridae 
Tamanho: 8 - 13 cm (inclusive rabo)
Peso: 20 a 21 gramas
Tempo de Vida: Em torno de um ano 
Período de Gestação:
 19 a 21 dias
Número de Filhotes: 3 a 8 filhotes

Maturidade Sexual: de 42 a 45 dias 

Características: Visão razoável, olfato excelente, audição excelente (Consegue ouvir sons que estão fora do alcance do ouvido humano)
 porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marrom escuro e cinza claro. 


Atividade: Noturno 



  Alimentação: É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. 


  Reprodução: Com 42 dias o topolino atinge sua maturidade sexual, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. O ciclo da fêmea dura aproximadamente cinco dias. 

  O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e, os filhotes nascem um pouco maior que um grão de feijão.

  Normalmente os filhotes nascem à noite. É importante que você não perturba a mãe e filhotes nesta fase. Você também não deve limpar a gaiola pelo menos por uma semana. Também não se deve tocar nos filhotes, para que a mãe não os coma ou abandone.



  Habitat: O melhor local para o topolino viver é em aquários de vidro, retangulares. Esses aquários dificultam a fuga e são mais fáceis de limpar que gaiolas. O aquário deve ter uma tampa com furos para a passagem de ar. Se não é possível ter um aquário, é recomendado uma gaiola com frestas pequenas entre as barras, senão o topolino pode passar facilmente por entre as barras.
  É essencial no habitat do topolino um pote para comida, um bebedouro do tipo mamadeira e uma rodinha para ele se exercitar. 
  O ideal é que tenham brinquedos a disposição, são animais bastante ativos. E eles precisam roer algo também, como nos hamsters, os dentes do topolino crescem continuamente.


  Perguntas frequentes:


Onde consigo um topolino?


  Você pode encontra-los em lojas de animais e pet shops.


Quanto custa um topolino?


 O topolino custa em média de 15 a 20 reais dependendo do local em que você adquirir.


O topolino cheira mal?


  Não, porém se o habitat dele não for limpo corretamente, ele vai cheirar mal. Os topolinos machos tem a urina com cheiro mais forte que a urina das fêmeas.


Como saber se o topolino que estou comprando é saudável?


Para conferir se o animal que você está comprando é saudável, ele deve ter olhos luminosos e claros e a pele é toda coberta de pelos. Se está limpo debaixo do rabo, sem sinais de diarreia.


Qual o tamanho que a gaiola deve ter?


Mínimo de 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário