terça-feira, 18 de outubro de 2011

Perigo: Pequenos Pets vs. Vasos Sanitários

Perigo: Pequenos Pets vs. Vasos Sanitários
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Existe um grande perigo de pequenos pets caírem dentro do vaso sanitário, mesmo que pareçam pequenos demais para tal pulo. As consequências podem ser graves, o animal normalmente não consegue sair sozinho, então algumas precauções devem ser tomadas.
Hoje vim aqui contar algo triste que aconteceu. Algo que nunca mais esqueceremos, cuja lição serviu.

Antes de tudo, vou avisar: o animal ficou bem.

Em 20/12/08. Hoje íamos viajar, íamos levar o Mike (meu hamster) e a Eva (minha coelhinha). Costumamos deixar a coelhinha andando pelo banheiro enquanto lavamos sua gaiola. Uma vez ela entrou no lixo, por isso sempre tampamos ele. Como minha mãe estava com a cabeça cheia, devido à viagem que iríamos fazer, esqueceu-se de tampar o vaso sanitário. Assim que acordei e fui ao banheiro, ouvi um barulho. Quando cheguei, a coelhinha estava dentro do vaso e, se isso não era o suficiente, o vaso estava com desinfetante. Seu rostinho cansado, o corpo molhado e indefeso. A situação estava longe de ser cômica, foi horrorosa!

Os procedimentos que fiz a seguir, não sei se estão corretos, mas foi o que minha mente conseguiu processar no momento.

(a única coisa que é certa é: levar o pet ao médico veterinário o mais rápido possível. NUNCA, NUNCA peça informações em sites/semelhantes antes disso. A vida do animal é frágil e qualquer segundo perdido pode custar-lhe a vida) No fim, é fácil ver que a vida do animal vale MUITO mais do que uma consulta e possível internação numa clínica.

Então:


1 - Peguei a coelhinha do vaso, uma vez que um bichinho desse tamanho nunca conseguiria sair sozinho.

2 - De pijama mesmo, entrei com ela no chuveiro, deixei a água morna (mais para fria) e tirei o excesso do desinfetante do seu pêlo. Evitei água nos olhos e no nariz.

3 - Cobrimos ela com uma toalha, me troquei com qualquer roupa que vi pela frente e fomos ao vet.

4 - O primeiro que tentamos havia saído para uma emergência, então corremos para outro, que felizmente estava lá. Ela secou a coelhinha com o secador da pet-shop e deu-lhe uma injeção para que o produto químico não fizesse mal.

Agora ela está em observação. A veterinária disse que o pior que pode acontecer é ela ter aspirado e isso virar algum problema mais sério, mas a Eva parece estar bem. As orelhinhas estão de pé, ela está ativa. Não ficou internada, graças à Deus.

Portanto, vim aqui avisar: se você tem um ferret, um coelho, um gato, um cachorro pequeno etc, nunca se esqueça de deixar o vaso sanitário fechado. Há o perigo de aspiração da água (principalmente se ela estiver com produtos químicos) e de intoxicação. O bom é aprender a lição sem ter de passar por isso, portanto, agradeço que esteja lendo e compreendendo sem que isso tenha ocorrido. E se ocorrer esse ou outro problema, lembre-se: Dinheiro dá-se um jeito, normalmente consultas não são caras. Leve seu bichinho no veterinário. É uma das únicas formas de demonstrar o amor que você sente por seu pet.

Só mais uma dica: pesquise preços de consultas antes de algo ocorrer (se Deus quiser, nada de ruim vai acontecer com seu bichinho). Depois, a coisa é correr e achar um vet perto!

-JosyAngelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário