domingo, 20 de novembro de 2011

Somos donos ou responsáveis?

Somos donos ou responsáveis?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Esses dias me peguei pensando… Até que ponto, por termos comprado, somos DONOS de outra vida? Somente pelo fato de termos pagado por ela, significa mesmo que ela é NOSSA?


http://www.flickr.com/photos/pinksherbet
Nós mesmos aqui do PetsBR costumamos chamar os… bem.. donos, de donos. Isso continuará ocorrendo por facilidade, mas gostaríamos de demonstrar alguns aspectos sobre a diferença de “dono” e responsável, o real cargo de quem comprou ou adotou o animal.

Com esse “título” de dono, é possível que nos tornemos pessoas um pouco mais possessivas para com nossos animais?

Por exemplo. Antigamente, os nobres “compravam” escravos. Dar dinheiro à uma terceira pessoa, o vendedor de escravos, dava o direito ao senhor de mandar e desmandar em sua posse. Não interessa que aquela pessoa, aquele escravo, fosse uma vida. Uma vida que sente fome, medo, frio e dor.
http://www.flickr.com/photos/aidaschadenfreude
Sim, você já deve ter ouvido essa frase quando falamos sobre os animais, que eles sentem como nós, mas talvez nunca tenha pensado no fato que antigamente, pessoas com cor de pele mais escura também eram consideradas posses.

Evoluimos? É claro que sim. Dizem que não se pode comparar humano com animal, mas por que não? Sim, nós somos diferentes… Nós fabricamos ferramentas. Só essa diferença? Ora, basicamente sim. “Mas nós amamos”. Os animais também. “Mas nós raciocinamos”. Os animais também! A diferença básica é que construímos, construímos e construímos, a ponto de nos achar donos do mundo. Ei ei, calma aí. Somos donos dos respectivos narizes e ponto final. Nada, dinheiro algum no universo, nos dá o direito de nos acharmos realmente “donos” de algum outro ser vivo. Apesar de ser comumente chamado assim, o responsável pelo animal deve-se considerar apenas um amigo, alguém que dá comida, afeto e um teto sobre a cabeça.
Nós não temos o direito de nada sobre um animal apenas pelo fato de termos pagado por ele. Isso nos dá direitos legais, feitos por humanos, mas não direitos universais, feitos pela… bem, aí você coloca o que desejar, dependendo de sua religião.
“Onde você quer chegar com isso?”.

Donos utilizam cães para guarda, pois os consideram posse. Não se importam que o animal esteja sofrendo com falta de carinho.
http://www.flickr.com/photos/tommyhj
Como os senhores utilizavam escravos para o trabalho. (não há nada de errado em um cão guardar uma casa, desde que essa não seja sua função por obrigação, e desde que o cão receba amor e carinho de seu… dono?)
Responsáveis não utilizam cães. Eles os ajudam a viver. Não os dão somente comida, somente a sobrevivência. Responsáveis são amigos, e levam seus animais ao veterinário quando é necessário, enquanto donos simplesmente compram outros quando morrem, ou esperam que se curem sozinhos. Responsáveis amam. Donos… de verdade, eu não sei o que sentem.

Sim, continuaremos chamando os responsáveis de “donos” por aqui, por ser de mais fácil entendimento, mas desejamos que compreenda – somos à favor da amizade, do amor e do afeto. Dinheiro não compra isso. VOCÊ cria isso. E recebe de volta, é claro.

http://www.flickr.com/photos/beija-flor
Você, antigo dono, agora torna-se um responsável. Ama seus animais, preza suas vidas e os acaricia apenas para ver seus olhinhos felizes. Não, isso não é uma hipnose. É para que perceba o tamanho da bondade que existe dentro de si, e que aguarda para ser liberada. Tente, ame um bichinho com todo o seu enorme coração!
SEJA UM RESPONSÁVEL ;)

-JosyAngelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário